É com tristeza e pesar que postamos hoje a notícia de mais um acidente envolvendo os transportes universitários que pesquisamos.
No ínicio da noite de ontem, segunda-feira, 29 de agosto de 2011, um dos ônibus da prefeitura de Acaráu que transportava os estudantes universitários da UVA até a cidade de Sobral sofreu um grave acidente na CE - 178, próximo ao município de Santana do Acaraú. No acidente, as jovens Maria Vanessa Gomes (estudante do curso de Letras da UVA) e Silvana Pereira Rufino (estudante do curso de Filosofia da UVA) faleceram. Outros estudantes ficaram feridos.
Na Santa Casa de Sobral, para onde foram levados os feridos, o clima entre os estudantes que sairam ilesos e os demais estudantes do município de Acaraú que viajaram em outro veículo da prefeitura era de tristeza e desespero. Alguns falavam em desistir do curso por medo de ter a mesma sorte que as colegas.
Não cabe aqui buscar culpados pelo ocorrido, mas cabe uma reflexão acerca da ausência de políticas de assistência estudantil que, a nosso ver, contribuiriam para por fim às constantes idas e vindas dos milhares de estudantes dos municípios da Região Norte do Ceará que se arriscam todos os dias nas estradas esburacadas, em transportes mal conservados, para ter acesso a uma formação de nível superior nas IES de Sobral.
Já está mais do que na hora do governo do estado em parceria com as IES e as prefeituras da Região, juntarem esforços para a construção de residências e restaurantes universitários em Sobral para os jovens que querem e merecem ter direito à universidade.
Veja notícias sobre o acidente nos links abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário