sábado, 18 de setembro de 2010

Janelas de um Viajante

Assisto o passar da paisagem
Que lá fora parece me vigiar
Ao mesmo tempo em que dorme
Num verde de aparência humilde
Solenemente imóvel
Aos pés de um cinza e azul
Das serras e montes soberbos
Que avançam imponentes aos céus
Emoldurando a mutável aquarela
De nuvens faceiras e sutis
Que tomam de seqüestro meu olhar
E se fazem plano de fundo
Das quimeras que em mim habitam

As entranhas da vegetação que ladeiam meu passar
Se mostram misteriosas e melancólicas
Às vezes com grandes feridas abertas
Onde árvores tristes, tímidas e magras
Lentamente tentam se reerguer

Atrás do vidro das janelas
A melodia fúnebre do motor
Me acompanha na longa jornada
Mais ainda quando são dias solitários
Mas quando a aglomeração me distrai
Nesses dias tudo é esquecido
O som não é ouvido e a paisagem não é contemplada
É quando os dias são de silencio e solidão
Que assisto ao filme que se repete a cada dia
E mesmo cansado, nunca me canso das sessões

De tempos em tempos as cenas mudam
O verde, o cinza e os tons de azul
Dão lugar a um cenário multicor
Das cidades que parecem serem fantasmas
Habitadas por zumbis sadios
Mudos e aparentemente sem alma
As sensações não ultrapassam o vidro das janelas

A iluminação do majestoso cenário
Vai progressivamente mudando suas cores
Dos empolgantes tons de laranja
A uma melancólica variação de cinza e violeta
É quando a noite cai
E na noite a paisagem muda
Mas isso, na volta eu conto.

Poema de Lucas Samuel (aluno do curso de Ciências Sociais da UVA que se desloca cotidianamente de Camocim para Sobral para frequentar a universidade)

Um comentário: