A município de Tianguá, localizado na Serra da Ibiapaba, a 95 km de Sobral, possui cerca de 210 estudantes que se deslocam diariamente até Sobral para frequentar um curso superior no turno da noite. Além destes, outros tantos estudantes frequentam aulas na mesma cidade no turno da manhã. O transporte sempre foi um dos grandes problemas de quem precisa se deslocar para estudar em outra cidade. Mesmo tendo conseguido, depois de muita luta, que a prefeitura da cidade disponibilizasse transporte gratuito para levá-los até Sobral, os universitários de Tianguá enfrentam o problema da superlotação dos veículos (que atualmente são três), pois a cada ano que passa mais estudantes conseguem acessar o ensino superior, aumentando a demanda por transporte.
Um dos ônibus de Tianguá saindo da cidade com destino a Sobral.
Foto: Érica Araújo
Ônibus de Tianguá estacionado no Campus do Junco (UVA).
Foto: Patrick Walsh
Quando a prefeitura corta um dos ônibus, vai para Sobral quem consegue lugar no ônibus que viaja com uma super lotação. Muitos estudantes viajam em pé, num percurso que dura cerca de 1h e 30min.
Foto: Érica Araújo
Foto: Érica Araújo
Os ônibus têm capacidade para 54 pessoas sentadas e podem ir até 12 em pé no corredor. Para amenizar o problema de quem viaja em pé a estratégia adotado pelos estudantes foi comprar tamboretes de madeira.
Foto: Isaurora Martins
Os agasalhos, além de servirem para amenizar o frio durante a viagem, servem para guardar as cadeiras, pois não existem lugares marcados e quem foi sentado na ida tem o direito de voltar na mesma cadeira.
Que dureza heim? O lado bom é que conseguiram o Transporte Universitário, o lado ruim é que ele é um caos!
ResponderExcluir